Carta ao Investidor #25

Marcello Vieira

Marcello Vieira

COMPARTILHAR

Opa, tudo bom? Aqui é o Marcello Vieira e nessa 25ª Carta ao Investidor quero conversar com você sobre oportunidades de investimentos e como surfar essas oportunidades.

Uma das principais coisas que me fez dar um salto nos investimentos foi: ao invés de investir e operar no mercado baseado puramente em análise técnica onde você busca padrões de mercado – o que eu fiz durante anos, primeiro de forma discricionária e depois com robôs – eu passei a buscar oportunidades em determinados setores, mercados e então desenvolver estratégias, robôs para investir/operar a favor daquela tendência, daquela perspectiva de tendência que eu estou vendo como uma oportunidade.

Ou em setores que são naturalmente sempre promissores, como por exemplo: tecnologia.

Tecnologia é um setor sempre promissor. O que é tecnologia no momento vai mudando ao longo dos anos, mas a área de tecnologia é sempre promissora.

Não há uma perspectiva para se dizer “não, tecnologia é uma área que não vai pra frente, não vai crescer.” O setor de tecnologia está sempre crescendo.

Então, diante disso, é possível desenvolver estratégias especificamente para esse setor, que é promissor para longuíssimo prazo e não só no curto prazo, por exemplo.
Eu fiz isso com o mercado de cripto. Até hoje foi o setor em que eu mais surfei durante a onda de 2020/21.Mas continuo fazendo isso com outros setores.

Atualmente, continuo otimista em cripto, porém, provavelmente, só no final de 2023, início de 2024 que o mercado deve começar a aquecer de novo. Por enquanto, por alguns motivos, a situação ainda é muito delicada.

Entretanto, outros setores como o de energia – que já venho comentando desde o ano passado – é um setor bem promissor na bolsa americana (especificamente) e também em outras bolsas ao redor do mundo, dependendo do caso.

Acontece que, normalmente, na bolsa americana é onde você encontra mais opções para investir, na prática.

Então, energia vem se apresentando como um setor promissor porque por muitos anos com a ideia de desenvolver energia limpa, foi desestimulado as energias sujas, porém elas são necessárias.

E ainda mais com todos os problemas da guerra na Ucrânia houve uma necessidade de maior demanda por energia. Por isso que o preço subiu tanto e acredito que deve subir mais ainda, como por exemplo: o petróleo, gás natural, etc…

Então energia é um dos setores promissores.

Entre outros setores, destaco health care (cuidados médicos) nos EUA.

E o ideal é não fazer o que muita gente faz que é: “tem um oportunidade aqui nesse setor, eu vou comprar e torcer para a tese estar certa.”

Energia é um setor amplo e é difícil você ter o conhecimento para avaliar todas essas empresas. Saber, na prática, avaliar não só o balanço, mas também a perspectiva de mercado, isso é muito complexo.

Então, o que eu faço?
Eu desenvolvo robôs baseados em análises técnicas e alguns outros tipos de análises também que, na maioria das vezes, são seguidores de tendência.

Ou seja, se inicia uma tendência de alta naqueles ativos, o robô compra. Tem stop loss e vai seguindo a tendência conforme ela vai acontecendo. Se a tendência acaba, o robô sai.
Também envolve outros tipos de análises para quais ações comprar. Ou no caso de cripto, quais criptos comprar.

E tudo isso de forma automatizada e quantificada.

O que é quantificada?
É uma análise quantitativa onde você avalia dados e vê estatisticamente se faz sentido comprar determinados ativos. Um critério devidamente testado para selecionar as ações ou as criptos com maior potencial de subir.

E qual é a vantagem de operar assim, na prática?

O primeiro ponto é que você não precisa ser um expert em todos os setores – até porque não tem como.

Dessa forma, você pode simplesmente pegar os ativos em que está claro pela análise quantitativa que tende a ser privilegiado em determinado momento e operar aquilo.

Eu utilizo também algumas estratégias mais genéricas, como por exemplo, pego o SP&500 (que tem vários setores lá dentro) e deixo o próprio sistema selecionar entre as ações que estão ali. E funciona! 

Eu gosto de mesclar estratégias um pouco mais genéricas com estratégias um pouco mais específicas.
Por exemplo, em uma estratégia no SP&500 não necessariamente eu vou pegar os setores que eu acho mais promissores.

Enfim, desse modo, a gente consegue de uma forma muito efetiva surfar essas tendências.
E, caso a tese esteja errada, você pode até ganhar dinheiro estando errada a sua tese ou limitar a perda se der prejuízo.

E por quê?

Digamos que você ache que o setor de energia vai subir, mas isso não se consolida, seja qual for o motivo.

Ou você acha que o Bitcoin vai pra lua e daqui a pouco os governos resolvem banir o Bitcoin.

Essas são teses loucas, mas tudo pode acontecer.

E você não tem como prever tudo isso e ter certeza do que vai acontecer, de fato.

Então, se você compra Bitcoin e por acaso ele é banido pelo governo, o preço do Bitcoin vai lá embaixo e não volta mais, ferrou! Você vai perder quase todo o capital que investiu ali.

Ou setor de energia, se ele não performar bem como você esperava e você está comprado, você vai levar algum prejuízo.

Se você operar de forma discricionária, eu faço com robôs porque eu consigo quantificar (testar) e depois a execução é automatizada, não preciso ficar acompanhando o mercado no dia a dia.

Se inicia a tendência de alta o robô entra e se não inicia ele não entra.

Pode acontecer de começar uma tendência de alta, você ter algum ganho, daqui a pouco o mercado cai e não volta mais, por qualquer motivo.

Por exemplo: Sai uma notícia de que a energia limpa vai se desenvolver tão rapidamente que não vai ser mais necessário utilizar energia suja em 1-2 anos.

Isso é improvável. Mas tudo pode acontecer.

E assim você pode ter ganhado dinheiro enquanto a sua tese deu errado.

Ou mesmo que você tenha levado alguns stops e depois tenha caído e não voltado mais, você limitou bastante a sua perda. 

E tendo a esperança de que a gente tenha acertado outras teses, ganhado bastante dinheiro em outras teses para compensar uma ou outra que tenha dado errado ou que o setup não tenha sido tão efetivo em determinada estratégia.

E claro, sempre fazendo uma diversificação. Porque você nunca sabe exatamente qual ação ou qual cripto vai subir. 

Dessa forma é que eu vejo como encontrar oportunidades e como surfá-las.

Eu tenho oportunidade de viajar e conversar com grandes investidores e gestores de fundos e, basicamente, é o que tenho visto de mais sofisticado no mercado. 

E é o que tem funcionado muito bem pra mim. 

Por hoje é isso. Tenha uma excelente semana!

COMPARTILHAR.

MARCELLO VIEIRA

• Fundador do Investidor de Sucesso;
• Possui mais de 13.000 alunos;
• Mentor particular de grandes investidores;
• Investidor especialista em novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias quantitativas;
• Transformou 32 mil em mais de 1 milhão de dólares em menos de 6 meses de forma pública e transparente;
• Participa de grupos e eventos com vários dos melhores gestores, investidores e traders ao redor do mundo.