Carta ao Investidor #22

Marcello Vieira

Marcello Vieira

COMPARTILHAR

Nesta 22ª Carta ao Investidor, quero conversar com você sobre uma reflexão que fiz na minha última viagem ao EUA, onde estive reunido com grandes investidores e traders  multimilionários e até bilionários.

Incluindo o  trader Scott Ramsey, um dos entrevistados na série de livros Market Wizards (magos do mercado).

Nesse encontro, tem um momento chamado hot seat, onde você vai lá, senta e comenta: como você está operando o mercado, quais têm sido os seus desafios, o que tem de oportunidade no mercado.

E eu fico muito feliz de poder estar na companhia de traders desse calibre e receber o feedback positivo deles sobre a forma como tenho operado nesse bear market (baixa) atual.

E como eu estou operando o mercado?

Fazendo operações long&short. Ou seja, comprado e vendido em cripto.

E algumas operações específicas opero só em short (vendido).

Durante essa crise, a maior parte das pessoas está com o capital negativo, e operando dessa forma que comentei acima, tenho alcançado bons resultados na baixa. Veja:

Aproveitando esse tema, quero aproveitar para contar que a gravação da Live Quant Bot: Oportunidades em Criptomoedas já está disponível e você pode acessar clicando abaixo:

Nessa live, eu falei sobre esse robô, um dos que utilizei para fazer mais de 6 milhões no mercado e como você pode ter acesso a ele GRATUITAMENTE.

Recomendo que você assista, seja você um iniciante ou um trader/investidor já experiente, pois os resultados estão excelentes! 

Tenho conseguido esses resultados principalmente explorando as ineficiências do mercado de cripto.

O mercado de cripto ainda é um mercado com pouca regulação, com muitos projetos que não são sustentáveis. E isso traz oportunidades para operar vendido.

Ao mesmo tempo que também existem projetos sólidos como o Bitcoin e o Ethereum que te permitem ficar comprado e ganhar na diferença entre as duas moedas.

A única coisa é que esse tipo de operação não está disponível pra todo mundo. Como exemplo dos que têm essa limitação estão os gestores de fundos, que não conseguem operar contrato futuro de cripto, tirando Bitcoin e Ethereum que é negociado na Bolsa de Chicago.

Um fundo não tem acesso às outras criptomoedas menores.

E por quê?

Esse tipo de contrato futuro de cripto não tem liquidez para suportar o tamanho do capital desses fundos com milhões e até bilhões.

Dessa forma, pra quem está começando “pequeno” com um capital entre 500 e 1000 reais ou com alguns milhões, tudo isso dentro do mercado financeiro é considerado pequeno, você pode aproveitar essas oportunidades em cripto.

E isso é fenomenal.

Porque, às vezes, a gente fica “quebrando a cabeça” com estratégias para operar os grandes mercados como bonds (mercado do tesouro americano), ou as grandes ações, etc…e sem dúvidas tem como ganhar dinheiro com essas operações.

Entretanto, no meu ponto de vista, não são nos grandes mercados, já consolidados, que estão as maiores oportunidades.

As maiores oportunidades estão em ativos com menor liquidez, no sentido de que, o dinheiro grande mesmo, não opera esses ativos porque para os grandes fundos não compensa.

Um exemplo: se o cara tem USD 1 bilhão, pra ele fazer um trade de apenas 1 milhão de dólares em um ativo, mesmo que fizer 100% de lucro e ele ganhar 1 milhão, não faz diferença nenhuma. Então, esse investidor nem perde tempo com isso.

E isso abre espaço para quem tem um capital menor, mas que opera de forma profissional com boas estratégias de rentabilidade bem acima da média.

É sempre muito bom ter mais opções de diversificação de estratégias em mercados diferentes, entretanto, nesse encontro nos EUA, o grupo de traders me alertou para uma coisa que eu já sabia, mas que é sempre bom reforçar.

O alerta foi que: enquanto o mercado de cripto não for tão grande, a maior oportunidade está nele e não em outros mercados que já são eficientes. E que eu devo continuar surfando cripto. Esse alerta foi bem interessante.

E fiquei bem satisfeito porque quando os traders avaliaram minha estratégia, consideraram ser uma estratégia bem robusta e que deve continuar performando bem.

Enfim, fiquei bem contente com essa discussão, por ter a confirmação de que estou no caminho certo.

Claro que o mercado muda constantemente e é preciso fazer alguns ajustes, mas o mercado de cripto continua sendo uma grande oportunidade para os próximos meses e quiçá anos – já que eu não acredito que a gente possa ver um bull market (alta) forte tão cedo.

Acredito que vamos precisar de um pouco mais de tempo para a situação melhorar e podermos ver um bull market (mercado de alta) mais duradouro.


Forte Abraço,

COMPARTILHAR.

MARCELLO VIEIRA

• Fundador do Investidor de Sucesso;
• Possui mais de 13.000 alunos;
• Mentor particular de grandes investidores;
• Investidor especialista em novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias quantitativas;
• Transformou 32 mil em mais de 1 milhão de dólares em menos de 6 meses de forma pública e transparente;
• Participa de grupos e eventos com vários dos melhores gestores, investidores e traders ao redor do mundo.