Carta ao Investidor #23

Marcello Vieira

Marcello Vieira

COMPARTILHAR

Nesta 23ª Carta ao Investidor, quero conversar com você sobre o uso de múltiplas estratégias para múltiplas condições de mercado.

Já tinha um tempo que eu não escrevia essa Carta ao Investidor, mas estou de volta.

E, nesse período, tenho trabalhado bastante no desenvolvimento de múltiplas estratégias para múltiplas condições de mercado.

Ou seja, tanto para a alta, quanto pra baixa dos mercados de cripto, ações e ETFs.

Também estamos trabalhando em uma nova opção de carteira de ações.

Nós temos o Programa Carteira Campeã do Níkolas Pareschi que é fenomenal. Entretanto, não é uma carteira 100% automatizada e envolve small caps, ordens limit que precisam ser executadas uma vez por mês, é um pouco diferente.

Temos focado bastante em desenvolver estratégias para todas as condições de mercado.

Também estamos desenvolvendo tanto estratégias de reversão à média quanto seguidoras de tendência, estratégias de trading mesmo. 

E temos discutido muito como utilizar essas estratégias…

Porque você pode ter um arsenal de estratégias que você ativa de acordo com as condições de mercado de forma discricionária, onde você olha e diz:

Bom, estamos em um bull market, em uma tendência de alta, o cenário macroeconômico está favorável para a questão do aquecimento econômico e não se vê nenhuma grande turbulência, então é hora de ter carteira de ações, é hora de ter carteira de cripto.

Por exemplo: atualmente estamos em um bear market (mercado em baixa) – crise, recessão, cenário geopolítico conturbado com guerra e inflação.

Nesse caso, você pode utilizar outras estratégias sem ser de carteira. Estratégias de trading long&short (comprado e vendido).

Dá pra operar e lucrar das duas maneiras.

E a minha vontade é ter uma estratégia totalmente quantitativa, ou seja, com a alocação de capital feita totalmente pelo robô.

Onde o robô distribui entre todas as formas diferentes de investir com tudo já pré pensado sobre como o capital deve ser alocado em um bull,  bear market ou em uma situação indecisa.

E outra opção é fazer de forma discricionária. Até hoje eu também faço operações de forma discricionária.

Eu estou aberto a ter uma opção totalmente automatizada e pré definida e ir sentindo qual estratégia utilizar.

Isso faz parte também da questão de perfil de investidor e do perfil do trader.

Não tem um jeito certo ou errado.

Tem gente que só vai se sentir confortável analisando o mercado e decidindo que tipo de estratégia se sente mais confortável operando.

E vão ter outras pessoas que vão dizer: “eu sou péssimo em tomar decisões, eu acabo me emocionando, então é melhor ter uma estratégia já totalmente pronta que define tudo para todos os cenários e simplesmente deixar rolar.”

E dá pra operar de ambas as maneiras com sucesso.

Contudo, eu gostaria de te convidar a refletir um pouco sobre isso:

Você tem estratégias de longo prazo e de trading para o bull market, para o bear market e em diferentes mercados como ações e cripto?

De um modo geral, os melhores resultados são alcançados por quem tem múltiplas estratégias.

É isso que eu tenho visto com grandes investidores lá fora.

E esse é o caminho que cada vez mais aqui no Investidor de Sucesso estamos caminhando, já que leva algum tempo para adquirir o conhecimento e também toda a parte de programação e desenvolvimento para se ter todo esse mar de estratégias disponíveis.

Nós já temos algumas estratégias muito eficientes prontas, estamos adicionando outras e, com o tempo, teremos cada vez mais estratégias disponíveis.

Vejo que muita gente comete o erro de: “Ah, eu compro para o longo prazo.”

Mas se vier uma década ruim, ferrou!

Eu acredito que essa vai ser uma década complicada porque temos problemas estruturais de inflação devido aos problemas na oferta de commodities.

Dessa forma, toda vez que houver estímulo econômico, quantitative easing (impressão de dinheiro) com muito dinheiro circulando, tende a ter um aumento da inflação e aperto monetário – algo que não acontecia na última década, por exemplo.

Tudo isso apresenta condições para um cenário bem volátil daqui pra frente como já vem acontecendo.

Me parece bem pouco provável que a gente veja um cenário como vimos na última década com muito estímulo e muita impressão de dinheiro, juros zero, inflação baixa,  bolsa e cripto pra cima.

Claro que entre alguns vai e vem, mas no geral, bastante pra cima.

Dessa vez temos uma década bastante conturbada. E os investidores e traders precisam estar preparados para isso com estratégias tanto de carteira quanto de trading (operações de curto prazo) para todos os cenários.

Tanto comprado, quanto vendido.

Na última década não havia tanta necessidade de operar vendido. Claro que quem operou vendido nas horas certas teve resultados ainda melhores.

Mas ainda assim, na última década, você podia ter resultados excelentes mesmo operando só comprado.

Agora acredito que temos uma situação diferente que requer estratégias para múltiplas condições de mercado.

Enfim, eu acredito que você deveria pensar na possibilidade de se preparar e ter múltiplas estratégias para que possa ir bem independentemente do que acontecer no mercado.

Sem ficar dependendo apenas do mercado subir para ganhar.

Forte Abraço,

COMPARTILHAR.

MARCELLO VIEIRA

• Fundador do Investidor de Sucesso;
• Possui mais de 13.000 alunos;
• Mentor particular de grandes investidores;
• Investidor especialista em novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias quantitativas;
• Transformou 32 mil em mais de 1 milhão de dólares em menos de 6 meses de forma pública e transparente;
• Participa de grupos e eventos com vários dos melhores gestores, investidores e traders ao redor do mundo.