Cartao ao Investidor #1

Marcello Vieira

Marcello Vieira

COMPARTILHAR

Opa, tudo bom?

Hoje começo uma série de cartas a você, investidor, com a frequência de aproximadamente uma vez por semana, por áudio no Telegram e, aqui, de forma escrita no seu e-mail.

Tem gente que prefere receber e-mails e outros que preferem em aúdio. Assim atendemos a todos.

Nessa primeira Carta ao Investidor, vou trazer as principais lições que aprendi em 2021 e posso dizer que foram muitas.

O ano de 2021, no quesito investidor, foi disparado o meu melhor ano até hoje.

Pra quem me acompanha há mais tempo, viu que criei o #plano1mm com o objetivo de fazer USD 1 milhão de dólares de lucro e que consegui fazer isso em 5-6 meses. Começando com USD 32 mil dólares no final de 2020 e batendo a meta em abril de 2021.

Fiz tudo isso publicamente, depois decidi parar de publicar, mas deu um resultado ainda maior. Não tanto a mais, mas deu mais.

Então, obviamente, um ano fantástico com um resultado bizarro. Tirei muitas lições e tudo começou com dois fatores importantes: o poder do networking e o conhecimento como melhor investimento.

Por que que eu falo isso?

Eu tive esse resultado no mercado de criptomoedas e, pra quem me acompanha há mais tempo, sabe que por muito anos eu investi nos mercados mais tradicionais e iniciei no mercado de cripto só em meados de 2020. Mas isso só foi se tornar claro pra mim em 2021.

Vou comentar aqui como comecei a me interessar por criptomoedas.Tanto do ponto de vista como trader, como de investidor. Embora eu seja um trader sempre focado no longo prazo.

Eu participo de um Mastermind com um gestor de fundos que se chama Thomas Nesnidal, que é um trader fantástico e que desenvolve robô de trading. É um grupo de traders profissionais e de gestores de fundos. Enfim, de investidores profissionais onde todos operam com robô no mercado financeiro.

Em um dos encontros, o Thomas Nesnidale comentou comigo sobre um cara que fez muita diferença na vida dele, com quem ele aprendeu muito.  Ele falou sobre o Dr Van Tharp e eu já tinha ouvido falar dele.

O Van Tharp tem um livro bem famoso que eu recomendo de position sizing, sobre como alocar a sua posição de risco em trading.

Então, fiz uma série de cursos com o Van Tharp em 2020 e 2021 e, em um desses cursos, ele falou sobre Bitcoin e cripto. Foi ali que virou a chave pra mim. Ele realmente me convenceu da tecnologia, do que era e do que iria se tornar cripto.

Isso foi em 2020 ainda. A partir daí, entendi a oportunidade e, na época, criei o Programa A Nova Moeda onde desenvolvi a estratégia que hoje é com robô.

No começo, ela já era quantitativa, ou seja – desenvolvida por software – mas tinha que executar na mão, só depois passamos a ter o robô para executar automaticamente.

Então, lancei a estratégia e o programa para surfar a oportunidade em cripto. Falei, bom..quem quiser vir comigo eu estou enxergando esta oportunidade, vou criar um programa pra isso. E deu absurdamente certo.

Ou seja, o fato de eu ter investido em conhecimento, no sentido de participar de um grupo de Mastermind com um pessoal de alto nível profissional, traders e gestores de fato. Ter feito os cursos do Van Tharp  e aprendido muito me colocaram diante do meu maior resultado como investidor, até então.

Para desenvolver a estratégia do robô no Programa A Nova Moeda, utilizei todo o conhecimento que adquiri em anos. Hoje, nessa altura do campeonato, já investi mais de 1 milhão e meio de reais em treinamentos, consultorias, etc..

Então, o conhecimento e o networking foram fundamentais para eu conseguir fazer isso tudo. Fundamentais para eu enxergar a oportunidade e desenvolver a estratégia do mercado. Ficou muito claro pra mim que valeu muito a pena o retorno que eu tive e continuo tendo do investimento em conhecimento.

Outra coisa que me fez “cair a ficha” pra buscar oportunidades fora da caixa foi entender que fazendo o clássico no mercado tradicional você não vai ter um resultado fora da curva. Como por exemplo: investir em fundo de investimento, estratégias clássicas de carteiras de ações, comprar só para o longo prazo, enfim…comprar fundos imobiliários, qualquer que seja dessas estratégias clássicas.

Isso leva a outro ponto que é: no mercado, principalmente pensando como trader, a gente tem que buscar uma coisa que é o edge – uma vantagem competitiva com resultado acima da média.

E, um dos pontos decisivos em que o Van Tharp me convenceu a entrar em cripto foi por ser um mercado novo, com pouca regulação e, consequentemente, mais ineficiente. Ou seja, com menos profissionais e assim mais distorções em relação ao seu preço justo.

Até porque é uma tecnologia nova, então, as pessoas não sabem muito bem ainda como precificar uma criptomoeda. Enquanto ações, todo mundo fica tentando precificar porque existem inúmeros modelos pra isso.

Então, é preciso buscar oportunidades fora da caixa e onde tenha edge no mercado para conseguir um resultado fora da curva.

Outra coisa que um dos meus mentores – Robert Pardo – sempre falou: “onde os ativos têm mais volatilidade, você tem mais oportunidade de capturar movimentos como trader.

Ou seja, quanto mais volátil, melhor! Quanto mais “anda” um mercado, melhor.

Isso ficou muito claro em cripto também, porque tivemos todo esse resultado sem usar nenhuma alavancagem. NENHUMA.

Só comprando as criptos no mercado à vista, igual a uma ação, por exemplo.

Outro ponto que ficou mais evidente pra mim foi a real importância de ter um plano e segui-lo. Ter uma estratégia clara, efetiva, com expectativa matemática positiva. Ou seja, testada e comprovada e seguir.

Principalmente quando se está com mais capital e você fica muito tentado a ficar mexendo.

Eu fiz um pouco de interferência (risos), mexi algumas vezes durante o ano, mas de um modo geral, sempre segui bem o plano, isso fez bastante diferença. Fui até o meu objetivo que era fazer USD 1 milhão de dólares.

Não pensei: já ganhei USD 500 mil dólares, vou parar por aqui, ou sei lá…eu segui o meu plano.Quando você consegue uma rentabilidade acima da média, com consistência, você multiplica muito rápido o capital, muito rápido. Isso é matemático, obviamente. Então é importante estar atento a como que você faz os juros compostos trabalharem para você e isso ficou super claro pra mim.

Outro ponto é que você precisa entender, confiar e acreditar na estratégia. Eu entendi todo o funcionamento do mercado de cripto, da tecnologia blockchain, desde o Bitcoin como o ouro digital até as plataformas de primeira camada como Ethereum, Sol, Avalanche, Terra, Cardano, etc..

E as funcionalidades da segunda camada e dos contratos inteligentes, NFTs, Gaming, DeFi, tudo o que vem abaixo dessas plataformas e o quanto cripto e blockchain vão revolucionar tudo.

Então, entender isso, foi fundamental. Porque eu tinha um alto índice de confiança de que iria subir. Afinal, a  tecnologia é revolucionária.

Entender e acreditar. Porque, às vezes, alguém te explica alguma coisa, mas você não acredita. Seja por qual for o motivo.

Obviamente, você deve saber que nenhuma estratégia tem garantia de retorno, mas você tem que confiar que tem uma alta chance de dar certo. E, se não der, você manejou o risco antes.

Eu coloquei os primeiros USD 32 mil dólares em cripto que eu não queria perder, mas eventualmente, se perdesse estava ok. Estava tudo bem. Não era um dinheiro que eu não poderia perder de jeito nenhum.

Outra coisa que ficou claro pra mim é sobre como é interessante investir em novas tecnologias. Não só empolgante, legal e divertido, por ser coisas novas, mas como as novas tecnologias normalmente apresentam um potencial exponencial de crescimento, enquanto mercados maduros não apresentam potencial explosivo.

Então, cripto é só uma das tecnologias que está vindo por aí, acredito que é a maior de todas, mas há muitas outras oportunidades em novas tecnologias. Eu abri o olho pra isso aí.

Outro ponto que faz parte da estratégia é pensar em limitar drawdown, limitar as quedas no mercado. Eu tinha uma estratégia que acabou sendo definida ao longo do caminho.

Durante 2021, tivemos um “bear market” digamos assim, de abril até julho mais ou menos e foi um pouco corrido porque eu não estava esperando um bear market tão cedo. Achei que fosse acontecer mais pra frente, no final do ano ou até em 2022 e, acabou vindo rápido, assim como subiu muito rápido de novembro de 2020 até abril de 2021 e depois caiu bem rápido também.

Mas, apesar disso, consegui surfar bem essa queda. Já tinha ideia da estratégia de bear market e de mercado em baixa, então, acabei me saindo bem, mesmo que com um pouco de improviso por não ter tido tempo previamente de desenvolver e amadurecer mais a estratégia.

Eu continuo amadurecendo a estratégia de bear market e bem recentemente agora nos últimos dias, evoluímos bastante. O ideal é ter tudo previamente planejado. Se você não está bem preparado, você sempre corre mais riscos de cair no emocional. Ou seja, de erros emocionais tomando decisões no calor de mercado.

E, por último, a questão psicológica que eu já falo há um tempo, penso e estudo sobre.

Esse foi um ponto em que consegui trabalhar bastante durante 2021. Entender todos os conceitos de psicologia do trading mais a fundo, mergulhei muito nisso e me ajudou bastante a navegar tanto esse bear market de cripto do meio do ano e agora nessa outra correção no final do ano. Para enfim, estar preparado para operar com um capital que se tornou maior, mesmo em um mercado volátil.

Então foi uma coisa que fez bastante diferença.

E é isso aí, essas são as minhas principais lições de 2021, espero que de alguma forma essas lições também te ajudem a se tornar um melhor investidor em 2022.

Espero também que você tenha gostado e continue acompanhando esse modelo de conteúdo: Carta ao Investidor.


Forte abraço,

COMPARTILHAR.

+ Conteúdo

MARCELLO VIEIRA

• Fundador do Investidor de Sucesso;
• Possui mais de 13.000 alunos;
• Mentor particular de grandes investidores;
• Investidor especialista em novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias quantitativas;
• Transformou 32 mil em mais de 1 milhão de dólares em menos de 6 meses de forma pública e transparente;
• Participa de grupos e eventos com vários dos melhores gestores, investidores e traders ao redor do mundo.