Carta ao Investidor #12

Marcello Vieira

Marcello Vieira

COMPARTILHAR

Nesta 12ª Carta ao Investidor quero conversar com você sobre a necessidade e a importância de se ter múltiplas estratégias para diferentes condições de mercado.

Por muito tempo eu desenvolvi estratégias quantitativas. Estratégias sistemáticas, mecânicas para operar através de robôs investidores.

E essas estratégias, buscavam ter uma consistência ao longo dos anos, mesmo sabendo que nenhuma estratégia é perfeita e/ou ganha dinheiro em todas as condições de mercado.

Mas, que dentro do possível, mantivesse uma certa estabilidade, uma certa consistência. E a ideia sempre foi utilizar essas estratégias para o longo prazo.

Porém, hoje em dia, eu não invisto mais dessa forma. E por que eu mudei?

Eu cheguei à conclusão de que é muito mais efetivo ter estratégias de acordo com as circunstâncias atuais de mercado.

Ou seja, a situação macroeconômica, como está cada mercado, como está a volatilidade, quais mercados estão ou não promissores neste momento…

Depois que passei a ter uma estratégia específica para cada cenário do mercado, essa mudança trouxe uma melhora drástica na minha rentabilidade.

Um exemplo mais recente, tem sido em cripto.

Se você já me acompanha há mais tempo, sabe que no último Bull Market fiz mais de 5 milhões de reais, multipliquei 32 vezes o meu capital em menos de 6 meses.

E eu continuo extremamente bullish – otimista – com cripto e com a tecnologia.

Acredito que muitos ativos serão tokenizados, finanças descentralizadas já estão, de certa forma, competindo com as finanças tradicionais, NFTs, metaverso, todos são nichos muito promissores. 

Mas essa é uma perspectiva para o médio e longo prazo.

No curto prazo, a tecnologia ainda precisa evoluir. Muitas vezes envolvendo regulação, leis, regras. E esses processos levam tempo, é natural.

Você lembra quando surgiu a internet?

As pessoas começaram a vislumbrar que, no futuro, poderiam assistir vídeos. Mas, a internet  discada daquela época, era muito lenta e não tinha velocidade para rodar vídeos.

Também ainda não tínhamos smartphone, e só depois surgiram as webcams que, inicialmente, eram bem caras.

Então, viu-se que era possível, mas levou alguns anos para começarmos a ter uma internet com mais velocidade e conseguirmos assistir vídeos.

E, agora, não vai ser diferente com cripto.

Ainda assim, hoje já existem funcionalidades muito úteis como: meios de pagamento, etc…Mas, ainda há muitos pontos para evoluir.

Hoje, o mercado de cripto está valendo menos de 2 trilhões de dólares e eu acredito que vai chegar a 100 trilhões de dólares.

Estamos falando de uma multiplicação de 50 vezes. Porém, como comentei, ainda existem pontos de evolução para chegarmos lá.

Associado à questão temporal, no curto prazo, se o mercado cai ou sobe, você depende muito mais do cenário macroeconômico do que especificamente dos fundamentos das criptomoedas.

No curto prazo, a situação macroeconômica é quem manda.

E, neste momento, o cenário macro está complicado para ativos de risco, incluindo cripto. Porque cripto ainda apresenta uma alta correlação com ações de tecnologia.

Então, eu estou extremamente otimista com cripto para o médio e longo prazo, mas no curto prazo, mesmo que o mercado de cripto não caia muito, vai ser difícil subir forte e acontecer um novo Bull Market enquanto tivermos com o cenário macro complicado.

Agora, em um outro momento, com a tecnologia evoluindo e a situação macroeconômica melhorando, a gente deve voltar a ver grandes pernadas de alta em cripto.

Eu tenho uma estratégia que vai muito bem com o mercado de cripto em alta – o robô NM Índex –  que consegue capturar as criptos que explodem e, é uma maravilha.

Porém, essa estratégia não apresenta um desempenho tão bom com o mercado em baixa. Pelo contrário, perde bastante dinheiro.

Porque o robô pega as criptos quando elas estão começando a subir, mas logo depois, elas despencam durante um bear market – mercado de baixa.

Dessa forma, se você só tem uma estratégia efetiva para o mercado de alta, basicamente, o melhor que você pode fazer é: operar só no Bull Market e ficar de fora do mercado ou reduzir bastante a exposição ao risco e o capital alocado.

Mas, ainda assim, se você só tiver uma estratégia para o mercado de alta, no longo prazo, pode ser bem interessante também. Porque uma hora ou outra o mercado de alta retorna e você multiplica novamente o capital.

A questão é que pode demorar meses ou até anos. Como eu sempre digo: no mercado, a gente nunca sabe o que pode acontecer.

Se em 2019, alguém dissesse que teríamos uma pandemia mundial e uma guerra, em tão pouco tempo, muita gente duvidaria.

E com todos esses acontecimentos recentes, conforme foi ficando mais claro pra mim que, possivelmente, o mercado pode demorar meses e até anos – no pior dos cenários – pra acontecer um novo Bull Market em cripto, eu pensei…

Cripto ainda é um mercado ineficiente, com poucos investidores profissionais, então, eu preciso desenvolver uma nova estratégia para essa condição adversa do mercado que me permita surfar esse cenário do mercado atual.

E, quando o mercado retornar para Bull, eu volto a utilizar a estratégia que eu já sei que é efetiva para o cenário de alta.

Depois de quebrar muito a cabeça, e de muitas conversas com alguns dos melhores traders do mundo, eu cheguei em uma estratégia que já estou rodando e que está apresentando um resultado muito bom durante esse Bear Market.

Em renda variável não existe rentabilidade garantida, mas eu acredito que essa estratégia para o cenário de baixa atual vai continuar performando com uma rentabilidade bem atrativa e interessante.

Então, em cripto, eu já estou operando a nova estratégia de long (comprado) & short (vendido). E, realmente, essa foi uma sacada muito grande, porque estou levando essa estratégia também para outros mercados.

Como exemplo, temos um robô que roda desde 2019 e que tem um resultado bem interessante operando reversão à média na Bolsa de Valores.

E, até antes dessa nova estratégia, o robô rodava direto. Mas com o mercado menos favorável, passamos a usar parâmetros que funcionam bem em um mercado turbulento, de acordo com a situação macroeconômica.

Olhar para a situação macroeconômica é muito mais efetivo do que apenas graficamente.

A análise gráfica é muito útil, mas tem limitações. Já o contexto macro é mais assertivo.

E essa grande sacada de ter estratégias diferentes para cada condição do mercado, é uma vantagem que muda drasticamente a rentabilidade e a multiplicação de capital.

Estratégias de trading (curto prazo) como eu fazia pra rodar direto, tem como fazer funcionar em um cenário mais complicado, mas não é o ideal e mais lucrativo.

O mesmo vale para quem compra ações e cripto para o longo prazo, tende a funcionar, porém, não é a opção com maior rentabilidade e não é dessa forma que se faz grandes multiplicações de capital.

E multiplicar o capital é o que tenho feito e o que eu busco continuar fazendo.

Forte Abraço,

COMPARTILHAR.

MARCELLO VIEIRA

• Fundador do Investidor de Sucesso;
• Possui mais de 13.000 alunos;
• Mentor particular de grandes investidores;
• Investidor especialista em novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias quantitativas;
• Transformou 32 mil em mais de 1 milhão de dólares em menos de 6 meses de forma pública e transparente;
• Participa de grupos e eventos com vários dos melhores gestores, investidores e traders ao redor do mundo.