Carta ao Investidor #7

Marcello Vieira

Marcello Vieira

COMPARTILHAR

O plano sempre vence, embora nenhum plano sobreviva ao campo de batalha.

Aqui é o Marcello Vieira e esta é a 7º Carta ao Investidor.

O que eu quero compartilhar com você nesta carta é o fato de que, normalmente, a melhor estratégia ou a melhor forma que você pode investir é ter um planejamento, um plano de trade.

Ainda que seu perfil não seja necessariamente de um trader, seja mais um perfil de investidor.

Mas é essencial que você tenha uma estratégia ou preferencialmente múltiplas estratégias, para você diversificar seu capital. Ter um plano para cada estratégia e seguir esse plano.

Pela minha vivência como investidor e também pelo que vejo do desempenho de outros investidores, essa costuma ser a melhor forma de você ter resultado.

E por que? Porque é impossível prever o futuro e antecipar os movimentos do mercado.

Nesta semana, como exemplo, tivemos um evento bem curioso.

Com a situação da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, durante a madrugada, quando iniciou-se a invasão, o mercado de cripto estava despencando e o mercado como um todo caindo na faixa de uns 10% em poucas horas.

E, ao final do dia, o mercado fechou em alta e no dia seguinte também em alta.

Quem poderia prever que em um cenário de guerra, um mercado de alto risco como o de cripto iria subir. Foi totalmente contra a lógica inicial.

É certo que existem alguns fatores para isso. Por exemplo, com o fato de ter a guerra, o Banco Central já está considerando aumentar menos os juros. De repente, continue uma certa impressão de dinheiro também.

Ninguém sabe o que vai acontecer. Mas é interessante observar como um fator que não estava na mesa até então, agora está. Pelo motivo da guerra causar uma série de problemas econômicos a nível global.

Ou seja, ninguém sabia se a Rússia iria invadir em larga escala a Ucrânia ou não. Enfim, são uma série de fatores que são impossíveis de se prever.

Você pode até, eventualmente, ter essa expectativa no seu horizonte, mas não tem como prever.

Da mesma forma, agora, não há como prever os desdobramentos da guerra daqui pra frente. Qual será a consequência econômica e como os Bancos Centrais e os governos vão reagir em relação a isso.

Resumindo, o mercado é totalmente imprevisível. Por mais que eu goste de acompanhar e entender o que está acontecendo, na prática, é impossível antecipar os desdobramentos do mercado.

Então, o que eu faço? Tenho estratégias e tenho um plano de trade e sigo esses planos.

Mesmo que eu esteja acompanhando e procurando entender o que está acontecendo na guerra e sobre como os Bancos Centrais estão reagindo, isso não é o que muda diretamente os meus planos de trade.

Por exemplo, a estratégia que eu tenho do Programa A Nova Moeda – o NM Índex – que monta automaticamente a carteira.

Essa estratégia, tem naturalmente no plano de trade que está configurado no robô: uma estratégia de bull market (mercado de alta) onde aloca todo o capital e, se o mercado é de baixa, uma alocação menor.

Isto significa que o plano já contempla essas variáveis. Se vai subir ou se vai cair, eu não uso previsão para definir se entro ou não. Ou o que eu faço naquele momento.

Simplesmente eu sigo o plano!

Mas, como eu disse no início, nem todo plano sobrevive ao campo de batalha. E, eventualmente, ao longo do tempo, você pode ir adicionando novos ajustes, ideias e critérios ao seu plano.

Por exemplo, quando eu aumento ou diminuo a exposição nessa estratégia, ou eu “dolarizo” mais o patrimônio, seja o que for, você vai vendo necessidade de ajustar o seu plano porque muitas vezes vão surgindo circunstâncias, oportunidades ou novas estratégias, novos mercados.

Até 2020 eu não investia em cripto, hoje é o meu investimento principal.

Então, naturalmente, tudo vai mudando. Mas, é sempre importante ter um plano, mesmo sabendo que você vai precisar fazer ajustes com o decorrer do tempo.

Eu acredito realmente que o segredo do Investidor de Sucesso é ter boas estratégias, ser fiel ao seu plano e, claro, ir sempre ajustando ao longo do caminho.

Forte abraço,

COMPARTILHAR.

MARCELLO VIEIRA

• Fundador do Investidor de Sucesso;
• Possui mais de 13.000 alunos;
• Mentor particular de grandes investidores;
• Investidor especialista em novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias quantitativas;
• Transformou 32 mil em mais de 1 milhão de dólares em menos de 6 meses de forma pública e transparente;
• Participa de grupos e eventos com vários dos melhores gestores, investidores e traders ao redor do mundo.