Por que eu não invisto como o Warren Buffett?

Marcello Vieira

Marcello Vieira

COMPARTILHAR

O Warren Buffett é conhecido como o maior investidor do mundo, com uma fortuna estimada em cerca de 90 bilhões de dólares. Seu retorno médio nos investimentos é de 20% ao ano nas últimas 5 décadas. Parece o modelo certo para se copiar, não é mesmo? Mas então, por que eu não invisto exatamente como ele?

Não faço exatamente o que ele faz?

Porque essa é uma armadilha muito comum que os investidores menores caem, que é investir como grandes investidores, sendo que as circunstâncias são totalmente diferentes.Veja bem, digamos que eu tenha 5 mil reais para investir, faça aportes de 250 reais por mês durante 10 anos e tenha um rendimento de 20% ao ano como o Buffett:

Ao final desse período, eu teria alocado 35 mil reais e teria R$ 115.738,50 no total. É um valor legal?

É sim, mas, 20% de bilhões é muito diferente de 20% de 5 mil. Se o Buffet investe 5 bilhões e faz 20% ao ano, ele faz 1 bilhão em um ano! A pessoa que tem 5 mil reais faz mil reais.

Então quer dizer que eu preciso ter bilhões para valer a pena investir? NÃO! O que eu quero dizer é que as mesmas regras não se aplicam para pequenos e grandes investidores.

E, se formos pensar, é assim em diversos outros setores. Se uma empresa pequena de 5 funcionários fizer exatamente a mesma coisa que uma empresa de 5.000 funcionários faz, você acha que vai dar certo? Claro que não. Vai dar errado desde o primeiro dia.

Um grande investidor normalmente tem:

  • Muito capital para investir
  • Capacidade de criar um movimento no mercado
  • Limitação para operar por conta da liquidez – só consegue alocar muito dinheiro em mercados e ativos maduros, com rentabilidade menor
  • Leva meses para comprar ou vender ativos
  • Dedicação integral aos investimentos, conhecimento muito acima da média.

Já um pequeno investidor possui:

  • Pouco capital para investir
  • Enxerga os movimentos do mercado depois que eles já se iniciaram
  • Não possui problemas com liquidez e pode operar mercados e ativos mais ineficientesPode comprar e vender ativos em minutos
  • Normalmente possui outra atividade e menos tempo para se dedicar aos investimentos.

Eu não invisto como o Warren Buffett porque acho que ele está errado ou qualquer coisa do tipo. Pelo contrário, acho que ele faz o correto dentro da realidade dele e é um gênio por conseguir uma excelente rentabilidade para quem tem bilhões, ele merece ser considerado um dos melhores investidores da história. E os resultados são a prova disso.

Eu não invisto como ele porque sou um pequeno investidor (considero pequeno investidor quem opera com menos de 10 milhões de dólares).

E, estudando o mercado, quero investir onde eu tenho mais vantagens de acordo com a minha realidade.

Eu não crio um movimento no mercado, mas posso percebê-lo e me posicionar rapidamente e, com isso, operar mais e ter uma rentabilidade muito maior.

Agora imagine que, considerando isso, eu consiga uma rentabilidade de 100% ao ano (que obviamente não é fácil de se conseguir, mas é possível para pequenos investidores), com os mesmos 5 mil reais iniciais e aportes de 250 reais por mês durante 10 anos do exemplo anterior. Quanto você acha que eu teria ao final? Vamos ao cálculo:

Entender a sua realidade no mercado e investir de acordo com as suas condições poderão te tornar multimilionário. Investir como um grande investidor pode te trazer algum resultado.

Quero deixar claro que, quando digo PODE, o faço porque não existem garantias no mercado e estamos falando de uma rentabilidade média, não fixa.

Qual a sua realidade hoje? E qual o resultado que você gostaria de conseguir?

Recomendo que você aproveite a oportunidade de investir com o Auto Trade.

Essa semana, além de ter acesso GRATUITO ao Auto Trade, você pode começar a investir com apenas 100 dólares! Clique aqui para ver todos os detalhes:

https://oinvestidordesucesso.com/autotradeaula/

Forte abraço,

COMPARTILHAR.

MARCELLO VIEIRA

• Fundador do Investidor de Sucesso;
• Possui mais de 13.000 alunos;
• Mentor particular de grandes investidores;
• Investidor especialista em novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias quantitativas;
• Transformou 32 mil em mais de 1 milhão de dólares em menos de 6 meses de forma pública e transparente;
• Participa de grupos e eventos com vários dos melhores gestores, investidores e traders ao redor do mundo.