Carta ao Investidor #29

Marcello Vieira

Marcello Vieira

COMPARTILHAR

Aqui é o Marcello Vieira e essa é a 29ª Carta ao Investidor, onde eu partilho várias lições sobre investimentos.

E hoje eu quero comentar sobre um tema muito importante, que é utilizar fundamentos além da análise técnica. Usar os dois, porque essa é uma combinação potencialmente muito lucrativa!

Muita gente fica ali em cima do gráfico tentando traçar um Fibonacci aqui, fazer isso, fazer aquilo, tentando adivinhar para onde vai o mercado. 

Claro que análise técnica ajuda no sentido de quando entrar numa ação. Idealmente é bom sempre entrar em tendência de alta. Você pode procurar pontos de entrada, saída, manejar a sua operação, sem dúvida alguma tem um valor enorme a análise técnica. 

Porém, a análise técnica não te diz, por exemplo, se essa ação tem um grande potencial de crescimento para esse ano ou pros próximos anos. Não diz! Simplesmente você tem como ver a tendência atual que pode ser forte, tem alguns critérios que podem te dar aumento de volume durante uma tendência de alta.

Em ações, normalmente significa instituições comprando, se usar preço e volume. Você tem até algumas informações, mas definitivamente você não tem a informação do potencial de alta. 

Para saber se uma ação realmente tem um grande potencial de alta, você precisa olhar para os fundamentos, precisa saber se é uma boa empresa, se tem lucro e faturamento crescentes, isso é muito importante! 

Você tem que olhar um pouco pro futuro: essa ação está em crescimento? Tem mercado para continuar crescendo bastante ou não? Porque, por exemplo, uma empresa que teve uma oportunidade muito interessante foi o Zoom.

Talvez você conheça – aquela de fazer chamadas, que bombou muito durante a pandemia. E é uma excelente empresa. Porém, ela teve, por exemplo, um grande pico de crescimento de lucro e faturamento em 2020/2021 e estabilizou. É uma excelente empresa, um excelente produto, conseguiu manter bem o seu faturamento, o seu lucro, porém não está mais crescendo.

Então, como que o Zoom, por exemplo, vai subir 100%, 200% em um ano sem ter um grande aumento? Se ele está com um faturamento e a lucratividade mais ou menos estagnada mesmo que esteja com uma boa lucratividade?

Para a ação subir, a empresa tem que valorizar ainda mais, não basta ser lucrativa. Para subir bastante. Com esse tipo de informação, a gente consegue ver: Bom, Zoom é uma excelente empresa, mas não é uma empresa com grande potencial de crescimento pros próximos anos. 

Pode ser que lancem algum novo produto, algum novo serviço e criem esse potencial. Mas, hoje não existe. Então, não adianta você ficar tentando comprar Zoom. Pode subir ao longo do tempo; você pode operar Zoom, fazer bons trades e ganhar algum dinheiro. Porém, por que você vai perder o seu tempo com o Zoom se tem empresas que estão crescendo a todo vapor? O Zoom estava crescendo em 2020/2021, valorizou muito e foi uma boa oportunidade para investir, comprar, operar. Mas, não é mais agora. 

Tem empresas que agora estão crescendo muito. Por exemplo, a Nvidia (NVDA) que produz chip, placa de processamento para várias coisas, inclusive para inteligência artificial – que é uma coisa que deve ter um crescimento brutal nos próximos anos. 

É uma empresa grande com faturamento crescente, lucro crescente e que tem expectativa de continuar com um aumento de demanda muito grande. O aumento da demanda por processamento de informação já vinha aumentando, com a inteligência artificial, está explodindo.

Esse é o tipo de empresa que queremos operar/investir, não é? Operar é sempre melhor do que comprar para o longo prazo. É isso que fazemos com o Auto Trade, e Nvidia (NVDA) é uma das empresas que queremos fazer isso. Só como um exemplo, tem diversas outras. 

Juntar os fundamentos com a análise técnica permite isso. Se você usar só a análise técnica, você não tem perspectiva nenhuma em termos de médio, longo prazo, do que vai acontecer com uma ação. A análise técnica definitivamente não te dá essa informação. E se você usar só a análise fundamentalista, daqui a pouco surgir um concorrente que tome boa parte do mercado, alguma lei pode prejudicar o faturamento ou lucro daquela empresa. Enfim, muita coisa pode acontecer. 

E, eventualmente, uma expectativa que é extremamente positiva, você não tem como ter certeza se ela vai se confirmar ou não. 

Ter uma estratégia como o Auto Trade, que usa análise técnica para entrar, comprar as ações que estão com força relativa, estão fortes no mercado, estão desempenhando melhor o mercado e em tendência de alta melhora muito o seu resultado. 

E se eventualmente uma uma ação com uma excelente perspectiva não se materializar, não tem problema. Se eventualmente der alguma entrada você vai “stopar” ela, ou com com pouco lucro ou com pouco de prejuízo. Mas, você não vai perder anos investindo numa empresa que eventualmente não fez um bom movimento. 

Logo a junção das duas é uma coisa que realmente traz uma possibilidade de retorno muito mais alta, foi provavelmente o principal fator que mudou o jogo pra mim.

Se você chegou até aqui, muito obrigado por acompanhar a Carta ao Investidor.

Forte abraço,

COMPARTILHAR.

MARCELLO VIEIRA

• Fundador do Investidor de Sucesso;
• Possui mais de 13.000 alunos;
• Mentor particular de grandes investidores;
• Investidor especialista em novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias quantitativas;
• Transformou 32 mil em mais de 1 milhão de dólares em menos de 6 meses de forma pública e transparente;
• Participa de grupos e eventos com vários dos melhores gestores, investidores e traders ao redor do mundo.