Carta ao Investidor #30

Marcello Vieira

Marcello Vieira

COMPARTILHAR

Aqui é o Marcello Vieira e nessa 30ª Carta ao Investidor, eu quero conversar com você sobre boas ações. 

O que é uma boa ação? Vale a pena simplesmente comprar uma ação de uma excelente empresa para o longo prazo? Bom, muita gente fala sobre fazer Buy & Hold. Você analisa os dados de uma empresa que há anos é consistentemente lucrativa, está crescendo e você compra as ações e esquece pelos próximos 15, 20 anos.

O que eu digo, é que embora seja possível investir como o Warren Buffett, hoje com certeza o melhor investidor do mundo, um dos melhores da história, isso é extremamente difícil. Senão todo mundo seria um “Warren Buffett” da vida, né? A questão é que é muito difícil, não é só ir lá, olhar os dados de uma empresa, ver que ela tá crescendo, que ela vá continuar crescendo. Você tem que entender do negócio de forma muito profunda. 

Não é fácil fazer o que ele faz, é realmente difícil. Você tem que entender muito de todos concorrentes, tudo que pode mudar naquele negócio, quais são os riscos, se aquele negócio não pode sofrer uma disrupção e se vier a sofrer você tem que vender, né? Ou seja, não é uma coisa simples. Fala-se demais como se Buy & Hold fosse algo simples, mas não é!  

Dá-se a impressão, né? Muita gente fala como se investir por um prazo menor, comprar uma ação para ficar semanas ou meses, fosse algo difícil. E comprar pro longo prazo é fácil, sendo que eu acho que, fácil, nenhum dos dois é. 

Agora o que é mais efetivo? Se você tem “pouco capital” no mercado financeiro, menos do que 10, 20, 30, 40 milhões de dólares, você consegue comprar e vender com facilidade. Então, você tem um potencial de rentabilidade muito maior comprando ações, enquanto ela não só é uma boa empresa, mas ela está com força relativa, ela está realmente desempenhando melhor do que a média de mercado. 

Então essa ação é uma excelente empresa e tem potencial no curto prazo. Sendo que, se ela perder força relativa, se ela passar a desempenhar de uma forma inferior à média de mercado, alguma coisa tem, né? Porque se é uma empresa tão boa, por que que não está desempenhando bem? Existe algum motivo.

Acredito que o ideal é isso. É onde você busca mais rentabilidade e obviamente com juros compostos, maior rentabilidade faz total diferença num portfólio. Eu acredito que o Buy & Hold é também muito difícil de fazer e tem uma rentabilidade limitada.

E muita gente pensa: “Ah, mas se Warren Buffett faz, não é melhor?” Não. É porque ele é muito grande. E esta é a única opção que ele tem. E aí é genial em conseguir fazer isso porque não é fácil.

No começo da carreira dele, tinha uma média de rentabilidade de 50% ao ano, porque investiu em empresas menores, conseguia comprar e vender com mais facilidade conforme ele foi ficando muito rico isso deixou de ser viável. 

Enfim, acho que é um um conceito que é importante na minha opinião, você ter em mente buscar ser mais dinâmico nos seus investimentos, Buy & Hold não é mais fácil do que ser dinâmico e com os conceitos certos, com as ferramentas certas, você tem como fazer isso bem.  

E isso é o que fazemos, procuramos ajudar as pessoas através do Auto Trade.

O Auto Trade é uma estratégia de investimento automatizada para se investir nas melhores ações do mundo na bolsa americana. Nvidia (NVDA) e Elf Beauty (ELF), por exemplo, fazem parte dessa lista. 

Eu faço pessoalmente a seleção das empresas e o Auto Trade usa análise técnica para entrar, comprar as ações que estão com força relativa, estão fortes no mercado, estão desempenhando melhor o mercado e em tendência de alta melhora muito o seu resultado.

E se eventualmente uma uma ação com uma excelente perspectiva não se materializar, não tem problema. Se eventualmente der alguma entrada você vai “stopar” ela, ou com com pouco lucro ou com pouco de prejuízo. Mas, você não vai perder anos investindo numa empresa que eventualmente não fez um bom movimento.

 

Se você chegou até aqui, muito obrigado por acompanhar a Carta ao Investidor.

Forte abraço,

COMPARTILHAR.

MARCELLO VIEIRA

• Fundador do Investidor de Sucesso;
• Possui mais de 13.000 alunos;
• Mentor particular de grandes investidores;
• Investidor especialista em novas tecnologias e desenvolvimento de estratégias quantitativas;
• Transformou 32 mil em mais de 1 milhão de dólares em menos de 6 meses de forma pública e transparente;
• Participa de grupos e eventos com vários dos melhores gestores, investidores e traders ao redor do mundo.